Desporto

I Liga arranca com nova luta a dois entre FC Porto e Benfica

None

O FC Porto vai defender o título de campeão, numa edição de 2020/21 da I Liga de futebol em que o Benfica apostou forte, com o regresso de Jorge Jesus, e com o Sporting a surgir novamente como incógnita.

Neste arranque de campeonato, os 'dragões', que logo na primeira jornada recebem o Sporting de Braga, de Carlos Carvalhal, mantiveram o técnico Sérgio Conceição, como já era esperado, e, para já, seguraram as suas principais figuras, tendo sobretudo reforçado o setor ofensivo.

Jogadores como Pepe, Alex Telles, Danilo, Corona e Marega continuam no emblema campeão nacional, que teve como reforço mais sonante o avançado iraniano Medhi Taremi (ex-Rio Ave), um dos melhores marcadores da edição 2019/20, com 18 golos.

Por seu lado, o Benfica aparece bem diferente, com Jesus a viver a sua segunda era na Luz e com mais de meia dúzia de reforços, numa lista que deverá aumentar até ao encerramento do mercado de transferências.

Ao todo, os 'encarnados' já gastaram mais de 70 milhões de euros no fortalecimento do plantel, incluindo 24 no avançado Darwin Núñez (ex-Alméria), que se tornou na contratação mais cara de sempre de um clube português. O belga Vertonghen e o brasileiro Everton Cebolinha são os outros nomes sonantes.

FC Porto e Benfica partem mais uma vez como favoritos na luta pelo título nacional, enquanto Sporting e Sporting de Braga aparecem como 'outsiders', embora historicamente os 'leões' sejam sempre apontados com candidatos.

Tal como nas últimas épocas, o Sporting aparece no arranque do campeonato como uma verdadeira incógnita, apesar de os dirigentes 'leoninos' terem apostado forte na contratação do técnico Rúben Amorim, já no decorrer da última época, enquanto o Sporting de Braga 'chamou' Carlos Carvalhal para fazer história no Minho e levar os 'arsenalistas' pela primeira vez ao título.

Numa temporada em que perderam o argentino Acuña (rumou ao Sevilha) e prometem apostar forte em jogadores da formação, os 'leões' mesmo assim foram buscar Nuno Santos ao Rio Ave, o guarda-redes Adán ao Atlético de Madrid, o internacional português Antunes e fizeram regressar Palhinha, que estava no Sporting de Braga.

Por seu lado, os minhotos mantiveram as suas principais figuras e surpreenderam ao contratar Nico Gaitan e também Iuri Medeiros.

Na luta pelos lugares europeus, Vitória de Guimarães (Tiago Mendes) e Rio Ave (Mário Silva) prometem, como tem sido habitual, entrar na corrida, assim como o Famalicão (João Pedro Sousa), a equipa surpresa da última época, embora tenha sofrido uma 'limpeza' no plantel, vítima do seu próprio sucesso, e o Boavista (Vasco Seabra), que fez várias contratações sonantes na pré-temporada.

Os antigos campeões nacionais querem regressar ao topo do futebol nacional e vão iniciar a temporada com um campeão mundial no centro da defesa, o francês Adil Rami, e com médio espanhol Javi Garcia, de regresso a Portugal depois de ter passado com sucesso pelo Benfica entre 2009 e 2012.

Outra contratação bem surpreendente foi a de Ricardo Quaresma pelo Vitória de Guimarães, com o extremo e campeão europeu em 2016 a assumir o desejo de terminar a carreira no emblema minhoto.

Na Madeira, o Marítimo foi buscar Lito Vidigal para tentar recuperar o estatuto que tinha nos anos 1990 e no início do século, altura em que o clube era candidato às provas europeias, enquanto o Nacional regressou à companhia dos 'grandes', depois de apenas um ano na II Liga.

Bem mais tempo nas divisões inferiores esteve o Farense, um histórico algarvio, que vai voltar a disputar a I Liga após 18 anos de ausência, enquanto outro emblema da região, o Portimonense, também estará em prova, depois de ter beneficiado da exclusão do Vitória de Setúbal.

Os dois emblemas apontam à permanência no principal escalão em Portugal, assim como Belenenses SAD, Tondela, Gil Vicente, Moreirense, Santa Clara e Paços de Ferreira.

Para já, todos os jogos da I Liga serão disputados sem a presença de público nas bancadas, devido à pandemia da covid-19.

Fechar Menu