País

Tripulantes europeus de salva-vidas treinam busca e salvamento marítimo em Portugal

None

Portugal, através do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), é pela primeira vez anfitrião do programa de intercâmbio de tripulantes de embarcações salva-vidas da “International Maritime Rescue Federation (IMRF)”. Neste âmbito, recebeu tripulantes provenientes de Inglaterra, França, Alemanha, Holanda e Estónia e irá promover no próximo dia 29 de setembro um exercício de salvamento marítimo, que pretende testar capacidades e partilhar conhecimentos dos diferentes países.

​Este intercâmbio é desenvolvido no período de 23 a 30 de setembro, realizando os participantes durante estes dias diferentes formações relacionadas com salvamento, bem como troca de experiências e conhecimentos, que culminam com o exercício final de busca e salvamento marítimo.

O principal objetivo deste exercício é colocar os participantes perante um possível cenário de busca e salvamento, procurando que coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da semana e que apresentem uma capacidade de adaptação, coordenação e interação, considerando as diferentes metodologias de trabalho.

Este programa de intercâmbio está a decorrer em simultâneo em diversos países da Europa, sendo que, à semelhança de anos anteriores, Portugal enviou dois tripulantes para Inglaterra e França.