País

Reunião do Conselho de Estado começou pelas 15h10 sem Albuquerque

None

A reunião de hoje do Conselho de Estado, dedicada ao ‘Brexit’, começou pelas 15h10, com as ausências do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e do neurocientista Manuel Damásio, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

Participa nesta reunião, como convidado, o negociador-chefe da União Europeia para o ‘Brexit’, o francês Michel Barnier, que pouco antes das 15 horas foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

O órgão político de consulta presidencial vai debater “as perspectivas para as futuras relações com o Reino Unido”, dois dias depois de o parlamento britânico ter reprovado, com 432 votos contra e 202 a favor, o acordo negociado com Bruxelas pelo Governo britânico chefiado por Theresa May.

Esta é a décima primeira reunião do órgão político de consulta do Presidente da República convocada por Marcelo Rebelo de Sousa desde que assumiu a chefia do Estado, em Março de 2016, e a terceira que tem como tema central a saída do Reino Unido da União Europeia.