País

Primeiro-ministro está a acompanhar consequências do incêndio em Tondela

None

O primeiro-ministro já falou com o presidente da Câmara de Tondela sobre o incêndio desta noite numa associação em Vila Nova da Rainha, estando a ser acionados “todos os meios”, disse à agência Lusa fonte oficial do Governo.

Segundo a mesma fonte do executivo, estão a acompanhar as consequências do incêndio, que até ao momento já terá provocado pelo menos oito mortos, serviços dos ministérios da Administração Interna, da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O incêndio ocorreu durante um jantar numa associação recreativa naquela localidade, causando ainda pelo menos 36 feridos, entre graves e ligeiros, de acordo com o oficial de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Paulo Santos.

Pelas 23:00, estavam no local 173 operacionais, apoiados por 67 veículos e dois meios aéreos (um helicóptero do INEM e outro da Força Aérea que estão a fazer transporte de feridos para os hospitais).

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, considerou a situação “muito crítica”.

“Há muitas vítimas a serem atendidas, algumas já transportadas para os hospitais. São várias dezenas de feridos. Felizmente, os meios foram acionados rapidamente, mas isto é quase uma situação de catástrofe”, sublinhou o autarca.

De acordo com José António Jesus, a explosão ocorreu numa associação recreativa, que tem instalações com dois pisos.

Entretanto, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ativou a Linha Nacional de Emergência Social através do número gratuito 144.