País

Portugal tem de ser porta de entrada de toda a África na Europa

FOTO EPA
FOTO EPA

O Presidente da República de Moçambique disse hoje que Portugal deve ser a porta de entrada de toda a África para o mercado europeu, salientando que trouxe a Lisboa a maior comitiva empresarial de sempre.

“Queremos que Portugal seja a porta de entrada de Moçambique para o mercado europeu, já é, mas é preciso consolidar para que seja para toda a África”, disse Filipe Nyusi na abertura do Fórum Económico Parcerias para o Desenvolvimento, que decorre hoje em Lisboa.

“Não há política nem economia sem uma classe empresarial robusta e empenhada, a delegação que trouxe de empresários foi a maior de todos os tempos, são cerca de 70 empresários”, disse o Presidente moçambicano, numa intervenção em que defendeu que apesar de a diplomacia entre os dois países ser excelente, “ninguém come diplomacia”, sendo por isso necessário “alimentar a diplomacia com o crescimento das economias” e mais negócios para melhorar a qualidade de vida dos povos dos dois países.

Na agenda estava inicialmente previsto que os dois governantes apenas interviessem na sessão inaugural, mas ambos acabaram por ficar e responder a perguntas da assistência sobre a economia moçambicana.