País

Infarmed fez quase 1.300 inspecções no ano passado e abriu 37 contraordenações

None

A Autoridade do Medicamento (Infarmed) realizou quase 1.300 inspecções a nível nacional no ano passado, um acréscimo relativamente aos dois anos anteriores.

Segundo dados oficiais hoje divulgados, em 2017 foram feitas, em média, quatro inspecções diária, sendo que durante o mesmo ano foram instaurados 37 processos de contra-ordenarão.

Em comparação com 2016, houve um acréscimo de 160 inspecções, num total de 1.266 acções em 2017.

Os processos de contra-ordenarão não tiveram um aumento correspondente. No ano passado foram instaurados 37, em 2016 tinham sido instaurados 36 e em 2015 foram instaurados 60 processos, de acordo com dados oficiais obtidos pela agência Lusa.

Os processos instaurados no ano passado estão essencialmente ligados à comercialização de medicamentos sem autorização de introdução no mercado, com a venda de medicamentos sujeitos a receita médica sem apresentação de receitas, condições inadequadas de conservação de medicamentos na farmácia ou distribuição para países da União Europeia de fármacos sujeitos a notificação prévia, refere o Infarmed numa nota hoje divulgada.

Houve ainda casos de venda de medicamentos e dispositivos médicos fora do prazo de validade e comercialização de remédios sujeitos a receita em locais não autorizados.