País

Hospital de Santa Maria manteve operacionalidade durante o incêndio

None

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) disse à Lusa que o hospital de Santa Maria manteve “100% de operacionalidade” hoje durante o incêndio, referindo que não se registaram vítimas.

“Tratou-se de um incêndio no terceiro piso, na aula magna, num espaço que está cedido à faculdade e que não se propagou. O hospital manteve a sua capacidade operacional a 100% durante todo o tempo”, disse à agência Lusa Carlos Neves Martins.

O presidente da Administração referiu ainda que o incêndio não causou vítimas.

“Felizmente não houve vítimas, nem utentes nem funcionários. Apenas alguma inalação de fumo, eu próprio, que estava a trabalhar no piso de cima, senti esse fumo, mas nada mais do que isso, ninguém esteve em risco”, garantiu.

Segundo o mesmo responsável, devido ao incêndio, apenas foram deslocalizados temporariamente blocos operatórios e os laboratórios, não tendo sido encerrado qualquer serviço.

“Foram deslocalizados devido ao fumo. A actividade dos blocos vai continuar deslocalizada, mas apenas por preocupação, enquanto os laboratórios já estão a funcionar”, explicou.

O presidente disse ainda que durante cerca de uma hora foi solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) que enviasse utentes para outras unidades hospitalares, mas a situação já está resolvida.

“O CODU já está a enviar utentes para o hospital de Santa Maria, nesta altura já está a entrar uma ambulância aqui”, disse.

Carlos Neves Martins elogiou também o trabalho dos bombeiros e a sua rápida resposta para extinguir o incêndio.

“Os bombeiros responderam de forma célere e os nossos planos funcionaram na perfeição, com uma articulação entre os bombeiros e os meios internos que permitiu circunscrever o incêndio. É bom ver que os planos resultam quando são accionados”, salientou.

Em relação aos danos, o responsável referiu que são apenas materiais, considerando que “ainda são assinaláveis”.

Um incêndio deflagrou hoje no terceiro andar do hospital de Santa Maria, em Lisboa, cerca das 20h16, mas as chamas foram extintas em menos de uma hora, disse à Lusa fonte do Regimento de Sapadores de Bombeiros.