País

Fuzileiro é o primeiro instrutor português de sobrevivência certificado pela NATO

Roberto Guedes Alípio tem 36 anos e concluiu com distinção o curso na Noruega.
Roberto Guedes Alípio tem 36 anos e concluiu com distinção o curso na Noruega.

O fuzileiro Roberto Guedes Alípio tornou-se no primeiro instrutor português de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extracção (SERE) certificado pela NATO, depois de ter concluído com distinção um curso de condições extremas na Noruega, indicou hoje a Marinha.

Num comunicado enviado hoje às redacções, a Marinha refere que o sargento Roberto Guedes Alípio, militar desde 2001 e “actualmente formador do Batalhão de Instrução na Escola de Fuzileiros, frequentou o Curso ‘Army SERE Instructor Course’, no centro de excelência Cold Weather Operations da NATO, na Noruega”.

O curso teve a duração de cinco semanas e foi repartido em duas fases, é referido na nota.

Esta formação, lê-se no comunicado, “permite capacitar os formandos com conhecimentos avançados, para poderem desempenhar as funções de instrutores e consultores SERE em ambientes de inverno, subártico e ártico de acordo com os procedimentos da NATO”.

De acordo com a Marinha, o militar português de 36 anos, “concluiu o curso com distinção, tendo conquistado o prémio do curso, atribuído pelos instrutores, e que distingue o aluno que mais se destaca nas duas fases”, devido à “atitude, trabalho e ânimo demonstrado”.

“O curso foi frequentado por 20 elementos de dez nacionalidades, maioritariamente países com tradições neste tipo de ambiente de condições climatéricas extremas, tais como França, Alemanha, Itália, Polónia, Holanda, Noruega, Espanha, Estónia e República Checa”, assinala a Marinha.