País

Festival de Gastronomia de Santarém comemora 40 anos com eventos até ao final do ano

Arrepiados de Almoster FOTO Câmara Municipal de Santarém
Arrepiados de Almoster FOTO Câmara Municipal de Santarém

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém comemora 40 anos com celebrações que se estendem até ao final do ano, visando promover um concelho que junta à mesa todas as regiões do país.

Os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém são o mote para “reforçar a capitalidade de Santarém e a importância da gastronomia que é Património Imaterial da Humanidade”, disse à agência Lusa o presidente da câmara, Ricardo Gonçalves (PSD).

O arranque das celebrações foi hoje assinalado em Santarém com a apresentação do programa, que “vai decorrer até dezembro, com várias iniciativas ao longo de todo o ano”, e que tem como principal novidade, segundo o autarca, o alargamento do festival “por mais uma semana”, decorrendo entre o dia 16 de outubro e 01 de novembro.

Entre as dezenas de iniciativas e eventos de “amplitude regional e nacional” que marcam as celebrações destacam-se a comemoração do Dia Nacional da Gastronomia (em maio), o evento “Portugal à Mesa em Santarém”, a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa com um stand em formato de cozinha e o lançamento do Guia Gastronómico de Santarém, durante o Festival Nacional de Gastronomia.

“A preservação da memória e dos sabores está na ordem do dia”, sublinhou Ricardo Gonçalves, defendendo a importância de associação essa missão a Santarém, onde há “o único festival gastronómico com uma dimensão nacional que demonstra aquilo que se faz no país inteiro”.

A afirmação de Santarém como Capital da Gastronomia trouxe nos últimos anos “um retorno no surgimento de novos chefes e de restaurantes referência”, que o presidente considera contribuírem para “uma grande visitação” ao concelho. O município, sublinhou, tem na gastronomia “um dos pilares da estratégia turística”.

“Quando os estrangeiros decidem visitar Portugal nos 10 primeiros factores nunca aparece a gastronomia, mas quando saem a gastronomia aparece sempre nos três primeiros aspectos que mais gostaram”, afirmou Ricardo Gonçalves, sustentando a importância de “aproveitar esta grande riqueza marcada pela diferenciação de sabores de norte a sul do país”.

O Festival Nacional de Gastronomia atrai anualmente mais de 40 mil pessoas, número que este ano a organização estima “poder aumentar substancialmente com a adesão do público repartida pelas dezenas de actividades ao longo do ano”.

O festival, que movimenta habitualmente um orçamento de 300 mil euros, contará este ano com um reforço financeiro, ainda não apurado, comparticipado pela autarquia e por patrocinadores privados e entidades de turismo.