País

Exportações de componentes automóveis crescem 85% desde início da década

None

As exportações de componentes automóveis subiram 85% desde o início da década, atingindo quase 1.500 milhões de euros, em 2018, referiu hoje a associação do setor.

A AFIA -- Associação de Fabricantes de Componentes para a Indústria Automóvel adianta em comunicado que as vendas para o exterior destas componentes “praticamente duplicaram passando dos 797 milhões de euros no ano de 2010 para os 1.472 milhões de euros em 2018, ou seja, um aumento de 85%”.

Os números divulgados pela AFIA revelam ainda que, nos primeiros dois meses de 2019, “as vendas destes componentes para o exterior registaram um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo os 1.472 milhões de euros”.

Por mercados, destaca-se a União Europeia (UE) que registou um crescimento de 6,8% enquanto recetor dos componentes automóveis produzidos em Portugal.

Espanha com 398 milhões de euros, Alemanha (302 milhões de euros) e França (217 milhões de euros) lideram o top dos principais mercados destino das exportações do setor.

Ainda com base nos dados da associação, que reúne 235 empresas, os componentes automóveis já representam 15% do total das exportações de bens transacionáveis.

A indústria de componentes automóveis é responsável por um volume de negócios de 11 mil milhões de euros e emprega de forma direta cerca de 55 mil pessoas.

O setor tem um peso de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) e de 8% no emprego da indústria transformadora.