País

Crise política em Portugal continua na ordem do dia

None Ver Galeria

A crise política em Portugal continua a dominar as capas dos jornais nacionais.

O Jornal de Notícias diz que PSD e CDS travam a fundo na lei dos professores e evitam demissão de Costa. Segundo a publicação nacional, a direita garante chumbo ao diploma se este não condicionar as carreiras ao crescimento económico. Fenprof defende que a salvaguarda é “irrelevante”, e falta saber como votarão BE e PCP.

O Público dá a este assunto três páginas e um editorial. Na primeira página é possível ler que PSD e CDS recuam e entregam a Costa a solução para a crise política, regressando as condicionantes para a contagem de tempo dos professores.

Já o Diário de Notícias de Lisboa (DN) avança que Rio e Cristas cedem e esvaziam demissão de Costa.

No Jornal I Pedro Santana Lopes diz que “a Política portuguesa está de cabeça para baixo ao contrário” referindo ainda que “o PSD e o CDS com o BE e o PCP fizeram de geringonça e Costa e Centeno fizeram de Passos Coelho e Vítor Gaspar”. Relembra ainda que a Assembleia não pode decidir por uma classe e esquecer todas as outras.

Noutras matérias, o Correio da Manhã diz que há 700 mil portugueses sem controlo das asma e que o receio da dependência dos inaladores leva a que não sejam adoptados os devidos cuidados.

O DN avança que os hospitais públicos recorrem ao privado para alugar equipamento e que o filósofo francês Bernard-Henri Lévy dá aula em Lisboa sobre a Europa e é recebido por Marcelo. Em termos internacionais, apoio a Guaidó cria embaraço interno a Bolsonaro.

O Público destaca maiores casinos com futuro incerto por atraso no concurso. As concessões de Lisboa, Estoril e Figueira terminam no próximo ano e valem 64 milhões em taxas.

O Jornal I aborda a floresta, salientando que o programa de ordenamento florestal privilegia eucaliptos na Peneda Gerês.

O JN escreve que há menos 30 mil caçadores em cinco anos. As cobranças com taxas voltam a cair e as Associações apontam custos elevados e excesso de burocracia.

No futebol, destaque está quase tudo pro decidir nas duas últimas jornadas, como o título, as competições europeias e a fuga à despromoção.

Casilhas deverá ter hoje alta do hospital numa altura em que o FC Porto persegue o Benfica na luta pelo título e tem uma dura passagem pela Madeira este domingo, ao defrontar o aflito Nacional que ainda sonha com o milagre da manutenção.