País

Condenada a 4 anos de prisão por tentar matar companheiro em Leiria

None

O Tribunal de Leiria condenou hoje uma mulher de 34 anos a quatro anos de prisão efetiva por tentativa de homicídio, crime que ocorreu em agosto de 2016 em Amor, Leiria.

Na leitura do acórdão, o juiz presidente do coletivo considerou que os factos que constam na acusação ficaram provados.

“O tribunal teve em conta a sua confissão parcial, pese embora, se tivesse optado pelo silêncio, a prova seria produzida na mesma”, salientou o magistrado.

Segundo o juiz, a mulher, que assistiu à leitura do acórdão através de videoconferência na cadeia, teve uma discussão com o companheiro da altura, “devido ao facto de ter bebido bebidas alcoólicas”, na casa onde ambos viviam, em Amor.

O casal desentendeu-se quando o homem disse que queria sair de casa: “A senhora impediu-o e ele deu-lhe um estalo”, referiu o juiz, acrescentando que mais tarde a mulher foi à gaveta da cozinha buscar uma faca e espetou-a no peito do companheiro. “Agiu de forma deliberada e consciente, sabendo que lhe podia tirar a vida, o que não aconteceu porque teve assistência médica. A forma como desferiu a facada não era de quem queria apenas assustar”, adiantou.

O juiz sublinhou tratar-se de uma situação grave, mas referiu que a mulher poderá sair em liberdade condicional “se fizer um esforço e trabalhar para isso”. “Esta pausa pode ser suficiente para tratar da sua saúde e ter objetivos sérios”, disse à arguida, informando que a mulher vai continuar em prisão preventiva até a sentença transitar em julgado.

A mulher foi ainda condenada a pagar uma indemnização ao Centro Hospitalar de Leiria, que “corresponde às despesas” da vítima quando foi socorrida.

O advogado da arguida, Ricardo Galo, afirmou que irá analisar o acórdão “ponto por ponto” para recorrer da decisão para uma pena suspensa.