País

CGD lamenta morte de Manuel Ferreira de Oliveira e reconhece “inegáveis contributos”

None

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) lamentou hoje a morte do presidente da Comissão de Remunerações da Assembleia Geral, Manuel Ferreira de Oliveira, no sábado, aos 70 anos, destacando o seu contributo na gestão do banco.

“Nos últimos quatro anos, no desempenho das suas funções, o Engenheiro Ferreira de Oliveira contribuiu para a definição e elaboração de uma nova Política de Avaliação e Remuneração dos Órgãos de Administração e de Fiscalização do Banco, ajustada às exigências de rigor e transparência, com foco no futuro do banco e na sustentabilidade das políticas estruturantes, nas quais colocou o seu saber de gestão de empresas e de pessoas e a sensibilidade pessoal do seu caráter de rigor e exigência”, refere a CGD em comunicado.

O Presidente do Conselho de Administração e a Comissão Executiva, cuja avaliação é da competência da Comissão a que presidia, salientam também, de acordo com na nota enviada, “a sensibilidade do trato pessoal” de Ferreira de Oliveira no exercício das suas funções.

Nascido em 21 de dezembro de 1948, Manuel Ferreira de Oliveira era licenciado em engenharia eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O antigo professor catedrático da FEUP tinha o grau de ‘master of science’ em energia pela Universidade de Manchester e era doutorado nesta área pela mesma instituição.

De acordo com informação disponível na página da universidade, Manuel Ferreira de Oliveira era membro do Conselho de Curadores da Universidade do Porto deste 2015.

Segundo a instituição, o antigo presidente da Galp foi responsável pela modernização da área de energia elétrica da FEUP, onde deu aulas entre 1979 e 1982, “tendo lançado as bases de uma equipa de investigação de reputação nacional e internacional e revelado, em tempos difíceis, grande determinação e capacidade de liderança”.

Entre 1995 e 2000, Manuel Ferreira de Oliveira foi presidente do Conselho de Administração e do Conselho Executivo da Petrogal, de 2000 e 2006 assumiu as funções de presidente do Conselho de Administração e do presidente executivo da Unicer (Super Bock Group).

Entre 2006 e 2015 exerceu funções no grupo Galp Energia como administrador executivo e COO (2006) e, posteriormente, como presidente executivo e vice-presidente do Conselho de Administração (de 2007 a 2015).