País

Atividade económica até novembro e clima económico de dezembro diminuem

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O indicador de atividade económica, até novembro, e o de clima económico, disponível até dezembro, diminuiram, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, em Portugal, o indicador de atividade económica baixou para 2,0 pontos em novembro (dos 2,1 pontos observados em outubro e o indicador de clima económico, disponível até dezembro, baixou para 2,2 pontos em dezembro (dos 2,3 pontos registados em novembro).

Segundo a Síntese Económica de Conjuntura do INE, o indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em novembro, refletindo um contributo negativo da componente de consumo duradouro e um contributo positivo menos expressivo do consumo não duradouro.

O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo, por sua vez, acelerou em novembro, “devido ao contributo positivo mais intenso das componentes material de transporte e máquinas e equipamentos”.

Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de -1,0% e 5,8% em novembro, respetivamente (2,9% e 4,4% em outubro).

“Note-se que a evolução das exportações de bens resultou principalmente do contributo negativo das exportações de material de transporte e do contributo positivo menos acentuado de bens intermédios”, sinaliza o INE.

Considerando a atividade económica da perspetiva da produção, os índices de volume de negócios da indústria e dos serviços desaceleraram em termos homólogos, tendo o índice de produção na indústria registado uma diminuição menos intensa.

Por sua vez, o índice de produção na construção desacelerou em novembro.

Na área do euro, em dezembro, o indicador de confiança dos consumidores e o indicador de sentimento económico diminuíram também, com os preços das matérias-primas e do petróleo a apresentarem variações em cadeia de 0,5% e -11,5%, respetivamente (-2,0% e -19,3% em novembro).