País

Associação destaca capacidade de resposta da polícia na detenção de arguidos

None

O presidente da Associação dos Profissionais da Polícia escusou-se hoje a comentar a divulgação de fotografias da detenção dos arguidos que fugiram na sexta-feira, considerando que “o importante agora é destacar” a capacidade de resposta da polícia.

Paulo Rodrigues, da ASPP/PSP - Associação Sindical dos Profissionais da Policia, reagia em declarações à agência Lusa a divulgação, por parte de órgãos de comunicação social, de fotografias do momento da detenção dos três arguidos que fugiram na sexta-feira das instalações do Tribunal do Instrução Criminal (TIC) do Porto.

“Não vamos reagir neste momento. Não sabemos de onde veio a fotografia, nem quem a tirou. É um assunto que neste momento não vamos abordar. O mais importante agora é destacar a capacidade de resposta que a polícia teve na sequência da fuga de elementos que estavam à sua guarda”, disse.

Paulo Rodrigues não exclui um comentário mais tarde, mas para já diz não ter informação suficiente.

“Reitero: para nós o importante é a capacidade de resposta da policia perante uma situação de fuga de fugitivos à guarda da polícia. Ainda nãos sabemos contornos, nem eventuais responsabilidades, mas na verdade houve uma fuga e a polícia conseguiu reagir rapidamente e ter sucesso”, salientou.

O presidente da ASPP/PSP adiantou à Lusa que “é este trabalho da polícia que vai ser destacado” na próxima quinta-feira durante a manifestação contra as medidas previstas no Orçamento do Estado 2019, nomeadamente as remunerações e condições de serviço nas instituições policiais.

“Temos um país que trata muito mal os polícias. A verdade é que quando é preciso, eles estão ao serviço e tentam fazer o seu melhor desvalorizando muitas vezes os seus direitos e descanso e, isto sim, é de salientar. Portugal e o Governo deviam olhar mais para estes profissionais”, concluiu.

Vários órgãos de comunicação social divulgaram, na sexta-feira, fotografias onde é possível ver-se três homens, que foram detidos na sexta-feira à tarde num parque de campismo em Gondomar, já algemados e sentados no chão.

Os homens, suspeitos de dezenas de furtos a idosos no Grande Porto, tinham fugido na quinta-feira à tarde das instalações do TIC do Porto, depois de um juiz de instrução lhes ter decretado prisão preventiva.

Na sexta-feira, o director nacional da PSP mandou instaurar um processo de inquérito para averiguar a divulgação das fotografias.

No mesmo dia, o ministro da Administração Interna determinou também a abertura de um inquérito às circunstâncias em que ocorreu a fuga dos três homens do TIC do Porto e sobre a divulgação de fotografias das suas detenções.