País

Associação de caçadores doa alimento para veados no Algarve

Foto Global Imagens
Foto Global Imagens

Uma associação de caçadores vai enviar alimento para os veados que vivem na serra de Silves, no Algarve, após o incêndio de agosto ter destruído zonas de alimentação dos animais, foi hoje divulgado.

A ajuda da delegação portuguesa da Safari Club International (SCI), a Lusitânia Chapter, vai ser transportada na terça-feira desde a zona de Évora até à Herdade da Parra, no concelho de Silves.

“Vai seguir um camião pesado”, carregado com “uma tonelada de palha, alguns sacos de ração e cerca 20 pedras de sais minerais”, revelou Rui Sequeira, da SCI Lusitânia Chapter, em declarações à agência Lusa.

Silves foi um dos três concelhos do distrito de Faro, juntamente com Monchique e Portimão, afetados pelo fogo que deflagrou em 03 de agosto e foi dominado uma semana depois, causando 41 feridos, um em estado grave.

De acordo com o responsável, a operação, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vai permitir distribuir alimento por várias zonas do núcleo populacional de veados.

Rui Sequeira disse que chegaram à associação de caçadores informações de que “os animais estariam sem alimento e em risco de sobrevivência”, porque o incêndio de agosto “destruiu zonas de alimentação”.

“Sendo nós uma organização de caçadores, entendemos que o nosso contributo deve ser para uma espécie cinegética”, assinalou, acrescentando que está nos estatutos a realização de “ações de apoio à conservação da natureza, sustentabilidade das espécies e incremento da biodiversidade”.

O dirigente da SCI Lusitânia Chapter notou que a população de veados se disseminou pelas zonas de Monchique, S. Bartolomeu de Messines e S. Brás de Alportel, depois de a espécie ter sido introduzida, nos anos 1980, na Mata Nacional da Herdade da Parra, em Silves.

O responsável indicou que o alimento para os veados foi comprado pela organização de caçadores, com recurso a verbas provenientes da quotização dos associados e da realização de eventos.

Este ano, além desta ação, estão previstos apoios da SCI Lusitânia Chapter a instituições de ensino superior para o estudo de doenças que estão a aparecer em javalis e veados, assim como a colaboração na criação de um plano de gestão para o corço.