Assembleia da República pede ao Governo nutricionistas para idosos

18 Jul 2018 / 21:58 H.

A Assembleia da República aprovou hoje um projecto de resolução que recomenda ao Governo a presença obrigatória de nutricionistas ou dietistas nas instituições do sector social e solidário que prestam cuidados a idosos.

A recomendação, em resultado de iniciativas do PSD e do PAN, explica que o objectivo é garantir a “adequabilidade alimentar e nutricional, bem como a segurança e qualidade alimentar”.

E nela refere-se também que os valores dos acordos de cooperação celebrados e a celebrar entre o Estado e entidades do sector social e solidário que dão apoio a idosos (lares, centros de dia e outros) devem contemplar mais dinheiro para reflectir o aumento de custos decorrente da contratação desses profissionais.

“Sempre que possível, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Ministério da Saúde estabeleçam protocolos de cooperação para eventual disponibilização de apoio técnico de nutricionistas/dietistas pertencentes aos quadros do Ministério da Saúde às instituições do sector social e solidário que prestam cuidados a idosos”, diz-se também no projecto aprovado pelos deputados.