País

Acidente de Santana Lopes e caso Berardo em vários jornais

Maiores vão para uso de telemóveis na cadeia, tempo de espera para cirurgias e corrupção

None

Ataque de coração – Pensa que está a salvo? A questão é lançada pela Revista Visão, que dedica a edição da semana ao tema com sinais de alerta, como reagir e os novos tratamentos médicos. A Sábado denuncia corrupção nas auto-estradas. “Testemunho explosivo incrimina ex-ministros”. Em causa estará o pagamento de 466 milhões.

A questão polémica do acesso dos reclusos a telemóveis e dos vídeos que depois colocam nas redes sociais da vida no interior das cadeias não é exclusiva dos estabelecimentos Vale de Judeus e de Paços de Ferreira. Também na camada mais jovem acontece, noticia o JN. “Jovens detidos usam telemóveis e desafiam prisão no Facebook”, lemos na primeira do jornal, referindo-se a jovens entre os 16 e os 21 anos detidos em Leiria. As páginas nas redes foram actualizadas com fotos de grupo e consumo de droga, acrescenta. O capotamento que envolveu Santana Lopes e o cabeça-de-lista do partido Aliança às Europeias está com a foto grande. O ex-Primeiro-ministro está fora de perigo. Também os portugueses que se queixam de falhas no sistema de votação em Conan.

O parlamento encaminha a audição de Berardo para a justiça, noticia em grande o Público. Transcrição será enviada para avaliar eventuais indícios de crime. Portugal com as escolas privadas mais elitistas da OCDE. As europeias ocupam grande parte da capa com “Rio no Tejo”.

No i, a entrevista a José Miguel Júdice, que declara que há mais pessoas a querer devolver as comendas se a de Berardo não for retirada.

No Diário de Notícia, “Igreja partilhou posto no Facebook com apelo ao voto no Basta”. Patriarcado de Lisboa partilhou post onde se relacionada as posições dos partidos políticos com a defesa da vida. A publicação foi entretanto retirada. O matutino recorda que há cem anos Einstein provou a relatividade com um eclipse visto de São Tomé. Além do acidente de Santana Lopes, uma pequena chamada “Pobreza estrutural mantém-se depois do fim da troika”.

Correio da Manhã noticia “Golpe de milhões com facturas falsas”. Também “Sérgio Conceição em confronto com adepto portista”.

“44 mil doentes à espera para serem operados para lá do prazo limite”. Bastonário diz ao i que meta é completamente irrealista. Ponte da Arrabida também merece chamada. Escada para turistas e explosões em prédio adjacente podem ter colocado estrutura em risco.

A Bola coloca em grande o caso de Sérgio Conceição que se pegou com um adepto por causa do filho. O Record dá destaque ao interesse do Benfica por Cillessen, e O Jogo a Casillas, que fica na estrutura do FC Porto.