Artigos

Valha-nos Nossa Senhora

Indiscutível é que o “mole” sempre rendeu votos. E as autárquicas não estão assim tão longe

Já podemos voltar a adoecer! Ufa... Esta greve dos médicos nunca mais acabava. Estava mesmo a ver que íamos ter que recorrer ao privado. Esse cá nunca paralisa! Mas também reconheço que se não fecha só pode ser por uma de duas razões. Ou o serviço público não consegue dar resposta aos “pedidos” que são mais que as mães ou então porque os que estão nos seus consultórios são mesmo bons.

Se a causa for a primeira, cative-se mais gente, prolonguem-se os horários de atendimento, melhorem-se as condições e estimule-se (monetariamente, porque não?) a quem a isso se dedicar. Já se o motivo for o outro, bem... Contra os bons nada há a fazer!

Mas por falar em greve, porque não falar em tolerância de ponto? Veio mesmo a calhar... O Governo Regional não embarcou nessa, ao contrário do resto do país (Açores incluídos). Mas algumas Câmaras Municipais sim. Ambas as decisões são discutíveis. O GR opondo-se a esta posição perde, a meu ver, legitimidade no que à continuidade territorial diz respeito. Já as CMs, dando “meio dia”, como o justificam? Para que os fiéis tenham oportunidade de se deslocar a Fátima? Muitos nem à missa de Domingo vão. Ainda assim, vejamos: depois das 14:30/15 horas só chegam ao continente pelas 17/18 (isto se o irioporto Alberto João Jardim não estiver fechado. Não me enganei, para mim o aeroporto funciona como duas portas. Uma de saída e uma de entrada. Nas partidas seria irioporto AJJ e nas chegadas virioporto CR7. Unânime, penso eu). Até chegar ao santuário levam mais hora e meia (e se não forem a pé). Fica um pouco à justa para assistir ao terço e à procissão das velas presididos pelo sumo pontífice. Mais vale então ver pela TV. E actualmente até já se pode puxar para trás.

Indiscutível é que o “mole” sempre rendeu votos. E as autárquicas não estão assim tão longe. Depois de dois dias de gazeta, viesse o de meio de “dolce far niente”. Por coincidência às portas do fim de semana.

Caso fosse dador de sangue (gesto nobre) e o fizesse na segunda-feira, juntaria mais dois dias. Houvesse alguém capaz de ter a “sorte” de preencher todos estes requisitos e íamos já em quantos dias? 6 e meio... Quase uma semana! Isto na eventualidade de não pertencer a nenhum sindicato ou partido. E mesmo assim ainda tanto nos queixamos...

Valha-nos Nossa Senhora, os 3 pastorinhos e o Papa Francisco.

Jesus já de nada vale ao Sporting... O Espírito Santo amém... E no Nacional, o “seja o que Deus quiser” deu no que deu!

Vitória a vós Senhor...

Vão em paz e que o Senhor vos acompanhe.