Artigos

Praia Formosa

Seria justo que a Praia Formosa, no Funchal, fosse “Bandeira Azul”?Com os despejos de esgotos que estão a acontecer...

A descarga de esgotos para a Praia Formosa, a partir do alto de São Martinho, descendo pelo ribeiro, desde a “Ponte do Baptista”, no Caminho de São Martinho, até ao mar, para além do grave atentado à saúde pública, é criminoso para aquela que deveria ser uma formosa praia, a maior da ilha da Madeira.

Tal como está, a Praia Formosa desmascara toda a falsa retórica do Governo Regional e do PSD sobre a qualidade ambiental das nossas praias, sobre a “economia azul” e o suposto cuidado com o mar da Região.

Como frente urbana litoral do Funchal, quer nas ocupações de uso do solo, quer como zona balnear, pelo porcaria ali despejada desde a Central Elevatória de São Martinho, pela insuficiência das acessibilidades e de estacionamento automóvel, pela falta de adequadas infraestruturas e equipamentos públicos, a Praia Formosa, tal como está, desmascara a verborreia da Câmara Municipal do Funchal e do PS sobre o “não fazer igual ao PSD”.

A Praia Formosa deveria ser um lugar de excelência. Mas os governantes, em vez da requalificação ambiental e urbanística daquela praia, preferem o papel de vendilhões de falsas promessas.

Quem se lembra de cada um dos fantasiosos projetos anunciados, à beira de eleições, pelos governantes para a Praia Formosa? Daria para uma novela mexicana...