Artigos

A exaltação da hipocrisia

Hipocrisia: falsidade. Ação ou efeito de fingir; capacidade para esconder os sentimentos mais sinceros. Característica daquilo (ou de quem) que não é honesto. Com alguns ajustes, essa é a definição do Dicionário Online de Português para este vocábulo. Pois é. Na sociedade contemporânea é o que mais existe. Quantas pessoas pregam aquilo que não cumprem! Quantas cobram aquilo que não são capazes de promover!

Começo falando por uma área que me é um tanto quanto peculiar. Os direitos e as reividicações dos Profissionais da Polícia e da Segurança Pública. Ao longo do ano de 2018 e agora em 2019, traduziu-se numa intensa atividade sindical da ASPP/PSP, quem perante os desafios com que se deparou, soube dar uma resposta à altura do que é esperado de uma organização séria, consequente, responsável e coerente no que é a defesa dos direitos dos polícias.

Um dos momentos relevantes foi a ligação entre Forças e Serviços de Segurança e a união entre os sindicatos internos da PSP, quando entregaram em conjunto um documento reivindicativo na residência oficial do Representante da República para a R.A.M., para a concretização de uma reivindicação conjunta através da tão desejada aprovação da atribuição do subsídio de Insularidade na Assembleia da República.

Deste modo, entro agora no complicadíssimo ramo da política. Apesar de assistirmos a um período de melhoria do clima económico, a verdade é que, à semelhança do que sucedeu durante toda a legislatura, a recuperação de rendimentos manteve-se aquém do esperado para os trabalhadores em geral e para os trabalhadores da Função Pública em particular, onde se incluem os Profissionais da Polícia.

Infelizmente, são inúmeros os casos em que certas pessoas e certas instituições, que se apregoam de protetoras, não pensam, nem de longe, no cidadão em primeiro lugar nem posteriormente nos seus polícias, “únicos” defensores dos seus direitos e dos seus bens. Antes vem a remuneração, a falta de compromisso e se possível, a ocupação de um cargo que não tenha nada a ver com a segurança. Curiosamente, essas pessoas são as primeiras a batalharem pelos direitos, a fazerem greve, a não dialogarem. Mas, e a segurança? E a melhoria das condições de vida e de trabalho dos profissionais da PSP, o que pode acontecer, caso esta “gentinha”, faça um mínimo esforço, que seja? Só teoricamente.

Como aprendem rapidamente, a maioria das pessoas que se envolvem nesse grupo! Justificando o ditado popular “quem disso cuida, disso usa”, esses agentes atacam os adversários, apontando os defeitos muitas vezes refletidos neles próprios, sugerindo soluções que eles mesmos não seriam capazes de concretizar e ainda por cima, apregoa que isso é em nome do povo. Pura Hipocrisia (com “H” maiúsculo, mesmo). Deixo a ressalva de que esse fato/fenómeno, também não é generalizado, mas propaga-se numa escala gigantesca.

Pretendo, desta forma, perguntar: e os pseudo-deputados? Acho que reside, nessa vertente, a maior falta de exemplo do que poderia existir, comparando-se aos outros segmentos já citados. Antecipando que não sou contra a democracia nem da existencia da Assembleia da República (nem de longe), costumo assistir aos debates emitidos pela televisão pública e deparo - me com deputados (de diferentes partidos) pregando as mais belas atitudes e ações quando, na verdade, estão praticando exatamente o contrário das suas palavras. Disfarçam-se de “santinhos” com o objetivo de demonstrarem uma aparência mascarada, escondendo a face real da qual se revestem para, muitas vezes, ludibriar as pessoas menos esclarecidas.

Lamentalvelmente, a hipocrisia virou moda. É muito mais aceitável ser politicamente correto e criticar apenas na ausência do que dizer cara a cara aquilo que se sente e que tanto incomoda. É muito mais viável fazer de conta que se trabalha, com a desculpa infundada de que não se é valorizado do que realmente cumprir as obrigações do cargo atribuído. Entendo que o combate a tudo isso deve começar por cada um de nós, repudiando a retórica encantadora e artificial, que mais cedo ou mais tarde, acaba revelando a falsa ideologia dos adeptos da canalhice.