Madeirenses Olímpicos 2008

19 Jul 2008 / 21:16 H.

Vamos (...) fazer votos para que o sonho das medalhas se torne realidade

O apuramento de cinco atletas madeirenses para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, que resulta naturalmente de um percurso desportivo de sucesso obtido com grande sacrifício por parte dos atletas e técnicos, deve servir de exemplo para todos os jovens madeirenses acreditarem que mesmo vivendo num pequeno arquipélago como o nosso, podemos superar os obstáculos, particularmente o da insularidade, para alcançarmos os nossos sonhos.
É gratificante saber que a Ana Moura é a primeira mulher portuguesa a participar na modalidade de Badminton em Olimpíadas que o João Rodrigues vai participar pela 5ª vez nos Jogos Olímpicos assim como o Ricardo Faria vai ser o seleccionador de Portugal de Ténis de Mesa, modalidade que apresenta os três primeiros atletas portugueses nos Jogos Olímpicos, entre os quais o jovem madeirense Marcos Freitas.
O Marcos Freitas e a Helena Rodrigues fazem a sua estreia em Jogos Olímpicos e imagino a alegria que os mesmos sentirão quando entrarem no Estádio Olímpico , alegria essa mesma que será vivida pelo Marco Vasconcelos pela 3ª vez consecutiva.
No Programa do Governo Regional, consta que 'à elite de praticantes desportivos madeirenses, deve ser proporcionado um regime de apoios compatível com o seu estatuto e representatividade internacional', em particular os projectos de apuramento e preparação para Jogos Olímpicos ou Paralímpicos, pelo que já foi com esta filosofia de trabalho que foram proporcionadas algumas condições de sucesso aos atletas com potencial para tal.
As apostas foram, e continuam a ser ganhas por quem teve a visão e a audácia de acreditar no Desporto para afirmar a Região Autónoma da Madeira ao mais alto nível desportivo e esta tem sido com uma política desportiva que deve orgulhar toda a população madeirense.
A Região Autónoma da Madeira participará com 5 atletas (6,57%) numa comitiva de 76 atletas e se pensarmos que temos uma população de 250.000 habitantes( que constitui apenas 2,5 % da população portuguesa), todos os madeirenses devem sentir-se orgulhosos pela sua representatividade nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
A nossa participação estará assim representada por cinco atletas de modalidades individuais:


João Filipe Gaspar Rodrigues(Centro Treino Mar) - Prancha à vela na Classe Neil PrydeRS:X - 5ª Olimpíada;


Marco Paulo Pereira Vasconcelos(União Desportiva de Santana) - Badminton, 3ª Olimpíada;


Ana Luísa Flor Moura( Club Sports Madeira) - Badminton - 1ª Olimpíada;


Marcos André Sousa Silva Freitas(TTC SIG Combibloc Julich )- Ténis de Mesa - 1ª Olimpíada;
Helena Isabel Neves Reinold Rodrigues(Clube Naval do Funchal)- Canoagem - 1ª Olimpíada;


E quatro técnicos:


David Quintal de Freitas - 3ª Olimpíada, técnico do atleta Marco Vasconcelos;


José António Soares Homem de Gouveia ( Centro Treino Mar) - 5ª Olimpíada, técnico de Prancha à Vela do velejador João Rodrigues;


Ricardo Jorge Correia Fernandes ( Club Sports Madeira) - 1ª Olimpíada como treinador, uma vez esteve presente como atleta, técnico da atleta Ana Moura


Ricardo António Gonçalves de Faria( Clube Desportivo S.Roque) - 1ªOlimpíada, técnico da Selecção Nacional de Ténis de Mesa;


Vamos desejar a todos os participantes madeirenses nos Jogos Olímpicos os maiores sucessos desportivos e fazer votos para que o sonho das medalhas se torne realidade. Assim esperamos.
A todos os Atletas, Técnicos, Clubes, Associações de modalidade, Dirigentes, familiares e a todos aqueles que contribuíram, de forma mais ou menos directa, para estes êxitos desportivos, simplesmente Obrigado.Jaime Lucas

Outras Notícias