Mundo

Trabalhadores dos Correios de Cabo Verde em greve contra redução do subsídio de Natal

None

Os trabalhadores dos Correios de Cabo Verde vão estar em greve nos próximos dias 20 e 21 como protesto contra a diminuição de 40% do subsídio de Natal, numa altura em que é “grande” o descontentamento na empresa.

Em declarações à agência Lusa, o secretário permanente do Sindicato de Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR), Carlos Lopes, afirmou que o protesto foi decidido quinta-feira em reunião de trabalhadores e que hoje já seguiu o pré-aviso de greve para o Ministério do Trabalho.

Em causa está, segundo o dirigente sindical, a diminuição de 100% para 60% do valor do subsídio de Natal, uma medida assumida pelo administrador executivo da empresa -- que está sem presidente do Conselho de Administração desde maio -- e que motivou grande indignação nos trabalhadores.

“Os Correios são das empresas mais antigas em Cabo Verde e por isso têm um histórico de conquistas em termos dos direitos dos trabalhadores”, afirmou.

Para Carlos Costa, a empresa -- detida a 100% pelo Estado de Cabo Verde -- é “o parente pobre” do setor empresarial do Estado cabo-verdiano.

“Precisamos de um Conselho de Administração em pleno que consiga resolver uma série de questões, como a atualização dos salários”, frisou.

A greve terá uma abrangência nacional e Carlos Costa reconhece que terá impacto ao nível da correspondência, das encomendas e dos pagamentos.

“Infelizmente irá ter impacto nas pessoas, mas essas consequências têm de ser atribuídas a quem causou o problema e não aos trabalhadores”, acrescentou.