Mundo

Polícia Marítima salva 989 migrantes em 7 meses de missão na Grécia

Esta missão deverá prolongar-se até ao dia 31 de Janeiro de 2018. FOTO portal da Autoridade Marítima Nacional
Esta missão deverá prolongar-se até ao dia 31 de Janeiro de 2018. FOTO portal da Autoridade Marítima Nacional

Segundo informa um comunicado da Autoridade Marítima Nacional, “a equipa da Polícia Marítima, em missão na ilha grega de Lesbos desde 1 de Maio, já detectou e retirou a salvo das águas do Mar Egeu 989 migrantes de diferentes nacionalidades que, neste fluxo migratório irregular e arriscado por via marítima, tentam entrar na Europa numa travessia entre a Costa da Turquia e da Grécia, em frágeis botes de borracha”.

Durante este período a Polícia Marítima já realizou 193 acções de patrulha no mar, num total de 1301 horas. A Viatura de Vigilância Costeira da Polícia Marítima, equipada com radar e câmaras de vigilância de imagem infravermelhos e térmica, que também se encontra nesta missão, realizou, no mesmo período, 195 acções de vigilância, num total de 1305 horas, nas quais apoiaram 20 missões de busca e salvamento marítimo de migrantes.

Recorde-se que Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à guarda-costeira grega, com o objectivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da UE, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia.

Esta missão deverá prolongar-se até ao dia 31 de Janeiro de 2018.