Mundo

Pelo menos um morto no sequestro num supermercado do sul de França

None

Pelo menos uma pessoa foi morta hoje de manhã numa tomada de reféns num supermercado em Trèbes, perto de Carcassonne, no sul de França, anunciou o comandante da polícia local. “Temos infelizmente a suspeita de uma morte, mas não podemos fazer entrar um médico para confirmar”, disse à France-Presse o general Jean-Valéry Lettermann, numa altura em que o sequestro continua em curso.

Uma fonte próxima do processo disse à AFP que há pelo menos dois mortos. “Grande parte dos funcionários e dos clientes do [supermercado] Super U conseguiu fugir. Um oficial da polícia está atualmente em contacto com o sequestrador”, acrescentou a fonte.

A Associated Press cita por seu turno o secretário-geral do sindicato da polícia, Yves Lefebvre, que afirma que um refém foi morto a tiro e outro gravemente ferido.

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu ao ministro do Interior, Gérard Collomb, para se deslocar a Trèbes. O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, afirmou à imprensa tratar-se de “uma situação grave” e disse que tudo leva a “crer que se trata de um ato terrorista”.

Um homem que afirmou agir em nome do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico entrou num supermercado cerca das 11:00 (10:00 em Lisboa) em Trèbes, arredores de Carcassonne, no sudoeste de França, e fez reféns.

Pouco antes do início do sequestro, o atirador atingiu a tiro um polícia que fazia ‘jogging’ com outros três a cerca de 10 quilómetros do supermercado. O polícia, atingido num ombro, está livre de perigo.