Mundo

Morte de 94 doentes mentais motiva protestos na África do Sul

None

A África do Sul interroga-se como foi possívela morte de 94 pessoas, todas elas doentes do foro mental, em situações que revelam negligência. O relatório elaborado e concluído na segunda-feira passada pelo professor Malegapuru Makgoba, classificou esta situação de “pura imprudência” .

A transferência de pacientes da Casa Life Esidemeni (Estado) para ONGs, não registadas e dadas como não seguras, sem pessoal qualificado, com capacidade esgotada e falta de aquecimento e outros equipamentos, é referida no relatório comouma das razões das mortes.

Do relatório, pode inferir-se que estas 94 pessoas morreram em consequência de diarreias, desidratação, tuberculose, frio, fome e sede, nada relacionado com doenças do foro mental.

A ministra provincial da saúde, Qedani Mahlangu, apresentou o seu pedido de exoneração o qual foi aceite pelo Governador David Makura.

A liga da Juventude do ANC ( Youth League ) e o o Partido EFF vão apresentar queixa de forma a levar ao tribunal a ministra provincial da saúde (MEC) Quedani Mahlangu, segundo declarações feitas esta manhã.