Mundo

Hospitais britânicos alvos de ataque informático, diz serviço de saúde público

None

Vários organismos do serviço público de saúde britânico (NHS), entre os quais hospitais, foram hoje alvo de ataques informáticos, que os obrigaram a cancelar atos médicos, anunciou este organismo.

“Um certo número de organismos informou ter sido afetado por ataques informáticos”, adiantou o NHS num comunicado, sublinhando que “o inquérito está no início”, mas que deverá tratar-se do vírus Wanna Decryptor.

Este vírus encripta os dados de um computador, para exigir ao seu proprietário um pagamento em troca de um código para resolver o problema.

O NHS informou não ter ainda elementos que lhe permitam pensar que existiu acesso a dados dos doentes, adiantando que o ataque não foi “dirigido especificamente contra” o serviço público de saúde e “afeta outros setores”.

Os hospitais pediram aos utentes que apenas se desloquem às unidades de saúde em caso de urgência.

A multinacional de serviços tecnológicos Claranet alertou hoje para um ataque informático “de grandes dimensões” em curso à escala internacional.

“Alertamos para o facto de estar em curso um ciber-ataque de grandes dimensões, dirigido principalmente a empresas de comunicações, mas também com outros alvos em vista”, refere a informação enviada pela Claranet aos clientes, a que a Lusa teve acesso.

Em Portugal, a Portugal Telecom alertou os clientes de que há um vírus perigoso a circular na Internet e pediu para que tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos recebidos por correio eletrónico e a EDP decidiu cortar os acessos à Internet da sua rede para prevenir o ataque informático.

A multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica foi obrigada a desligar os computadores da sua sede em Madrid, depois de detetar um vírus informático que bloqueou alguns equipamentos.