General vai assumir Gabinete de Segurança Institucional no Governo de Bolsonaro

Brasil /
07 Nov 2018 / 15:23 H.

O general Augusto Heleno Ribeiro Pereira confirmou hoje que assumirá o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no Governo do Presidente eleito no Brasil, Jair Bolsonaro, que tomará posse a 1 de Janeiro.

“Eu vou para o GSI. O Presidente [eleito, Jair Bolsonaro] escolheu”, afirmou aos jornalistas, durante uma visita ao Comando da Aeronáutica, em Brasília.

O GSI é o ministério responsável pela coordenação da inteligência do Governo brasileiro, sendo também o órgão ao qual está subordinada a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Conhecido como general Heleno, o militar tinha sido anunciado anteriormente como o próximo ministro da Defesa, mas na terça-feira Bolsonaro indicou que tinha mudado de ideias.

“Quem é que pode se dar ao luxo de privar da companhia de uma pessoa como o general Heleno ao seu lado? Eu gostaria sim. No que depender de mim, ele irá para o GSI”, disse o Presidente eleito, após uma deslocação ao gabinete do comandante da Marinha em Brasília.

Augusto Heleno Ribeiro Pereira, de 71 anos, participou na elaboração do programa de campanha do candidato (Partido Social Liberal, extrema-direita) e o seu nome chegou a ser avançado para vice na chapa de Bolsonaro.

General na reserva desde 2011, comandou a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti liderada pelo Brasil, e também foi comandante militar da Amazónia.

Outras Notícias