Mundo

Ex-membros da Generalitat retiram objectos pessoais dos gabinetes

None

O governo espanhol está a conceder “algumas horas” para que os antigos membros do governo autónomo da Catalunha, destituídos na sexta-feira, recolham objetos pessoais dos gabinetes oficiais que ocupavam, disse hoje o ministro do Interior.

Juan Ignacio Zoido, ministro do Interior do Executivo espanhol, disse à televisão Antena 3 que a autorização para a retirada dos objetos pessoais enquadra-se na vontade do governo em recuperar a “normalidade institucional”, o mais rápido possível, de forma “discreta” e com “intervenção mínima” por parte das autoridades.

Na entrevista à estação de televisão espanhola, Zoido sublinhou que a “eliminação” do corpo de polícia regional (Mossos d’Esquadra) nunca esteve em discussão.

Questionado pela fotografia difundida através das redes sociais em que se pode ver Josep Rull, destituído do governo regional e que tutelava a pasta Território e Sustentabilidade, no gabinete oficial hoje de manhã, o ministro pediu para que “seja sensato”.

“Estamos a dar-lhes algumas horas para que retirem os objetos pessoais, porque queremos recuperar a normalidade, com a maior discrição e com a mínima intervenção”, disse Zoido.

O ministro pediu “responsabilidade” aos membros destituídos do governo regional catalão para que não “sejam implicados mais funcionários” acusando os “independentistas” de provocarem a divisão da sociedade da Catalunha.

Na mesma entrevista, o ministro do Interior acrescentou que tem esperança de que até às eleições marcadas para o dia 21 de dezembro se mantenha a “convivência pacífica” e que todos os partidos se empenhem na campanha eleitoral na apresentação dos respetivos programas.

Por outro lado, o membro do governo do Partido Popular reiterou que os próximos orçamentos do Estado vão abordar a questão da equiparação salarial da Polícia Nacional e da Guardia Civil em relação aos corpos policiais das várias regiões autónomas espanholas.