Mundo

Donald Trump recebido com protestos na visita a protótipos de muro em San Diego

Dezenas de pessoas receberam hoje com protestos o Presidente dos Estados Unidos, em San Diego, na Califórnia, onde são testados os protótipos de muro que Donald Trump prometeu colocar na fronteira com o México, para impedir a imigração ilegal.

“Sem proibição! Sem muro!”, gritaram os manifestantes junto ao posto fronteiriço de San Isidro, por onde milhares de pessoas entram diariamente provenientes de Tijuana, no México, a maioria deles para trabalhar ou estudar em San Diego.

Outros manifestantes planeiam hoje outras acções de protesto em Tijuana e San Diego na primeira visita de Donald Trump à Califórnia como Presidente dos Estados Unidos, onde tomará contacto pela primeira vez com os blocos colocados ao longo da fronteira.

O presidente da câmara de San Diego, Kevin Faulconer, criticou a curta visita de Donald Trump, ao dizer que o Presidente não terá uma imagem completa da cidade, acrescentando que, se o chefe de Estado norte-americano, ficasse mais algumas horas, constataria que uma economia forte e o comércio livre não são uma contradição, mas um modo de vida.

O republicano Faulconer afirmou que apoia o Acordo de Comércio Livre da América do Norte (NAFTA, na sigla em inglês) e frisou que um terminal transfronteiriço que liga San Diego e Tijuana, em território mexicano, a poucos quilómetros onde foram colocados os protótipos do muro, mostra que “construir pontes fez maravilhas”.

Trump considerou o NAFTA nefasto na extinção de emprego e afirmou já que encoraja as empresas norte-americanas para mudarem as fábricas para o México, para exploração da mão de obra barata.

As negociações do NAFTA começaram no verão passado.