Mundo

Director de redes sociais de Trump publica vídeo falso sobre o Irma

O furacão Irma causou cerca de 30 vítimas mortais e grandes danos materiais à sua passagem pelas Caraíbas. FOTO Reuters
O furacão Irma causou cerca de 30 vítimas mortais e grandes danos materiais à sua passagem pelas Caraíbas. FOTO Reuters

O director de redes sociais do Presidente dos Estados Unidos publicou, no domingo, no Twitter, um vídeo falso do Aeroporto Internacional de Miami, supostamente inundado pelo impacto do furacão Irma, o que foi desmentido pelas autoridades aeroportuárias.

“Assim está o Aeroporto Internacional de Miami! Tenham cuidado!”, escreveu Dan Scavino, numa mensagem que acompanhava um vídeo que aparentemente mostrava o aeródromo inundado como consequência do furacão Irma, que tocou terra no domingo em Cayos, no estado norte-americano da Flórida.

“Este vídeo não é do Aeroporto Internacional de Miami”, afirmaram os responsáveis do aeródromo, também através da rede de mensagens instantâneas Twitter.

O funcionário da Casa Branca chegou a partilhar as imagens com Donald Trump e com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, até ser desmentido pelas autoridades do Aeroporto Internacional de Miami (MIA) que negaram tratar-se de imagens daquele que é o principal aeroporto da Flórida.

Dan Scavino acabou por admitir o erro e apagou o ‘tweet’ em causa. “Estava entre as centenas de vídeos e fotografias que estou a receber” do furacão, justificou o director de redes sociais de Trump, agradecendo ao MIA pela advertência.

“Obrigado, Dan”, respondeu o MIA a Scavino, um assessor da confiança do Presidente norte-americano que trabalhou como director do clube de golfe Westchester, de Trump, em Nova Iorque, antes de integrar a equipa de campanha eleitoral do magnata em 2016.

O Aeroporto Internacional de Miami vai continuar encerrado hoje devido aos danos causados pelo furacão Irma, informou no domingo o seu director, Emilio T. González.

O aeroporto, que fechou ao final do dia de sexta-feira por precaução para aguentar a chegada do Irma, sofreu “danos significativos” devido à agua, indicou González na sua conta na rede Twitter.

Espera-se que o MIA retome a actividade, ainda que com ligações aéreas limitadas, na terça-feira, depois de centenas de voos terem sido cancelados durante o fim de semana.

O Irma tocou terra na madrugada de domingo em Cayos, onde chegou com força de categoria 4 -- na escala Saffir-Simpson de 5 -- e ventos máximos sustentados de 215 quilómetros por hora, voltando de seguida a terra, mais enfraquecido, em Marco Island, na costa oeste da península.

Furacão Irma reduzido para categoria 1 ao aproximar-se de Tampa, na Flórida