Capacetes Brancos fazem ‘Mannequin Challenge’ enquanto salvam ferido na Síria

Veja o vídeo

Síria /
25 Nov 2016 / 13:00 H.

O vídeo, da autoria das Forças Revolucionárias da Síria (RFS), regista os Capacetes Brancos a fazerem o famoso ‘Mannequin Challenge’ no acto de resgate de um ferido que se encontrava preso em escombros, na Síria.

O desafio, que já se encontra publicado no Youtube, tinha um objectivo diferente dos restantes desafios do ‘mannequin’. A ideia era alertar ao mundo ocidental, onde este desafio é tão viral, para o cenário de destruição que se está a viver na Síria.

No entanto, a mensagem foi interpretada de forma completamente oposta daquele que era o objectivo da RFS. Muitas pessoas estão a partilhar nas redes sociais o seu desagrado perante estas imagens, que, para muitos, são totalmente inoportunas tendo em conta a gravidade da situação que estava a decorrer no momento.

A entidade viu-se, então, na obrigação de emitir um comunicado a pedir desculpa pela situação e explica qual era a verdadeira intenção na adesão ao desafio.

“Este vídeo e os cargos relacionados foram registados pela RFS com voluntários sírios da Defesa Civil, que esperavam criar uma conexão entre o horror da Síria e o mundo exterior usando o viral ‘desafio Mannequin Challenge’. Este foi um erro de julgamento, e pedimos desculpas em nome dos voluntários envolvidos”, referiu a RSF em comunicado, citado pela CNN, cadeia de televisão norte-americana.