O Parlamento Europeu (PE) inicia na segunda-feira, em Estrasburgo, a última sessão plenária do ano com a agenda dominada pelo ‘Brexit’ e a entrega do prémio Sakharov a representantes do cineasta ucraniano Oleg Sentsov, detido na Rússia.
Na quarta-feira, os eurodeputados vão debater o ponto de situação do processo de separação entre o Reino Unido e a União Europeia, um dia depois da votação pelo Parlamento britânico do entendimento a que os dois blocos chegaram no que respeita ao acordo de saída e relações futuras.
No mesmo dia, o PE entrega o prémio Sakharov -- que celebra a liberdade de pensamento - ao realizador de cinema ucraniano Oleg Sentsov, que se encontra detido na Rússia e que será representado em Estrasburgo pela sua prima, Natalya Kaplan, e pelo seu advogado, Dmitriy Dinze.
Na véspera, os eurodeputados vão debater com o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, os temas em agenda para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, nomeadamente o orçamento da UE pós-2020, o mercado único, a migração e as relações externas, incluindo a crise entre a Ucrânia e a Rússia.
Em seguida, o PE vai debater com o Conselho da UE e a Comissão os resultados da última reunião dos ministros das Finanças do euro, com destaque na reforma da União Económica e Monetária, cujos moldes deverão ser decididos na Cimeira do Euro, que se realiza na sexta-feira.
O orçamento da UE para 2019, acordado esta semana entre o PE e o Conselho, será votado na quarta-feira.
Tópicos
- 1 Agenda
- 2 Cimeira
- 3 Cinema
- 4 Conselho Europeu
- 5 Crise
- 6 Detido
- 7 Euro
- 8 Eurodeputados
- 9 Finanças
- 10 Jean-Claude Juncker
- 11 Liberdade
- 12 Mercado
- 13 Migração
- 14 Orçamento
- 15 Parlamento Europeu
- 16 Prémio Sakharov
- 17 Presidente
- 18 Reforma
- 19 Reino Unido
- 20 Rússia
- 21 União Europeia