Mundo

Argentina quer recuperar soberania das ilhas Malvinas o mais rápido possível

None

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Jorge Faurie, afirmou esta sexta-feira que o país deve criar “condições para o diálogo” que permita a recuperação da soberania das ilhas Malvinas num futuro próximo.

“Creio que nestes três anos e meio do Presidente Maurício Macri temos colocado em prática uma política para reconquistar a confiança e criar condições para enquadrar adequadamente todo o esforço para reclamar a soberania”, disse Jorge Faurie, em Buenos Aires.

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu que a Argentina nunca desistiu de recuperar a soberania nas ilhas localizadas no oceano Atlântico.

“A Argentina nestes três anos, e como tem feito ao longo da sua história, nunca recusou os títulos que tem para reivindicar a integração territorial das Malvinas no resto da nação Argentina”, acrescentou.

Jorge Faurie disse que o objectivo actual é eliminar a “desconfiança que emergiu da guerra”, que terminou em 1982 com a vitória no Reino Unido e custou a vida de 255 militares britânicos e 649 argentinos, de modo que “os habitantes das Malvinas sintam que a Argentina é o seu lar”.