Turismo

Vídeo de uma viagem de autocarro de turismo pelas serras da Madeira

Não faltam imagens das sinuosas estradas da Madeira, muitas delas feitas por turistas encantados com a beleza da ilha, reconhecida pela sua natureza verdejante e, ao mesmo tempo, excitante e assustadora.

No vídeo, publicado precisamente ontem na rede social Youtube por um turista, consegue-se perceber o quão sinuosas se tornam algumas estradas da Madeira onde, diariamente, centenas de viagens de autocarro (de turismo, em excursões, ou regulares) transportam seguramente milhares de pessoas.

“Uma viagem de autocarro pelas estradas sinuosas da montanha na Madeira”, escreve o autor do vídeo. “Motorista hábil negoceia as curvas acentuadas e passando o tráfego na estrada estreita”, acrescenta na explicação sobre esta viagem que passa pela estreita passagem para a Eira do Serrado.

No vídeo consegue-se perceber pelo menos uma passageira usando cinto de segurança, uma das medidas de segurança cruciais e viagens de autocarro, inclusive se ouve a guia turística a procurar informar os passageiros sobre a manobra de cruzamento em zona estreita entre dois autocarros. No final da manobra, as palmas à perícia dos condutores, revela também a satisfação dos mesmos. Isto tudo entre chuva e nevoeiro.

Ontem, pelo menos 29 pessoas perderam a vida e outros tantos ficaram feridos num acidente numa estrada local de acesso ao centro do Caniço, ocorrência que está a chocar a Madeira, a Alemanha, de onde eram originários quase todos os passageiros, e o Mundo em geral.