Madeira

Vento cancela 11 voos na Madeira e faz divergir outros cinco

None

O vento forte que continua a atingir hoje o aeroporto da Madeira obrigou ao cancelamento de 11 voos, mantendo-se ainda cinco divergidos para outros aeroportos.

De acordo com fonte da estrutura aeroportuária, que falava perto das 20:30, estão “cinco aviões distribuídos por Faro, ilhas Canárias e Lisboa”, adiantou.

Devido às condições adversas, foram cancelados 11 voos, disse a mesma fonte, provenientes de locais como Newscastle, Lisboa, East Midlands, Paris e Furteventura.

De acordo com a previsão para hoje do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o vento pode chegar aos 85 quilómetros/hora na zona lesta da ilha da Madeira, local da pista do aeroporto, condição que se deve manter até muito perto do final deste dia.

Num destes aviões deveria ter chegado a prémio Nobel da Literatura Svetlana Alexievich, que vai participar na edição deste ano do Festival Literário da Madeira e que deveria ter sido recebida pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, numa audiência entretanto adiada.

O arquipélago da Madeira mantém um aviso amarelo até perto das zero horas de dia 14, devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o IPMA.

A Capitania do Porto do Funchal aconselhou hoje o regresso das embarcações aos portos de abrigo devido aos avisos de agitação marítima e de vento forte.