Madeira

Um bispo “sensível à vida”

None

“Há na Igreja uma grande crise de pertença”. A convicção é do padre e escritor madeirense, Tolentino Mendonça, que é ordenado bispo hoje, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Em entrevista ao DIÁRIO assegura que estará atento e “sensível à vida”, à multidão que ainda não encontrou na Igreja interlocutores e à miséria, exclusão e injustiça social. Sem entrar em pormenor nas questões diocesanas, recomenda que na Região haja “sede de Deus” e uma política que não esgote na gestão da agenda imediata. Aos conterrâneos sugere livros e agradece a generosidade: “Em relação à Madeira a minha dívida é enorme”.

Para além das respostas às perguntas do DIÁRIO e das 11 personalidades que bem podiam ser seus discípulos, mostramos momento de um trajecto ímpar do “Ronaldo da Igreja”.

Na edição deste sábado, destaca ainda para um tique do Governo que quer despedir um gestor por “delito de opinião”. Duarte Dória, dirigente do PSD-M que colaborou na elaboração do programa de Albuquerque, arrisca despedimento por, enquanto cidadão, ter escrito no DIÁRIO que há incompetência no Serviço de Saúde.

Saiba ainda que política de destacamentos no Desporto será mantida pelo executivo madeirenses e que a sondagem do DiÁRIO motivou “foguetório” alargado. Por isso amanhã há mais.