Madeira

UE “ao contrário do Estado português, continua a ser solidária com as suas regiões”

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, participou, esta manhã, na cerimónia de entrega de Equipamentos de Protecção Individual Florestais, no quartel dos Bombeiros da Ribeira Brava.

“Neste momento culminamos um processo de dotar as nossas equipas de bombeiros com um dos melhores equipamentos no âmbito daquilo que é o Plano Operacional de Combate a Incêndios Florestais, o POCIF”, afirmou Miguel Albuquerque, sublinhando que este ano o POCIF foi “reforçado substancialmente”.

Os bombeiros receberam 625 fatos completos em tecido rip-stop e com acabamento em oil and water repelente, da última geração, que garantem a maior protecção aos operacionais.

Os ‘soldados da paz’ receberam ainda 625 botas florestais, 625 camisolas interiores, 625 cogulas, 625 luvas de combate a incêndios florestais, 625 ‘fire shelter’, 625 máscaras de evacuação, 625 máscaras de partículas, 625 filtros para máscaras de partículas e 325 capacetes florestais.

No que toca ao quartel dos Bombeiros da Ribeira Brava em particular, Albuquerque realçou que “O Governo Regional cumpriu aquilo que tinha sido a sua promessa de resolver o problema da infra-estrutura do quartel em mais de 1 milhão de euros”, garantindo que procederá também à pintura do mesmo edifício.

No seu discurso o presidente do Governo Regional destacou os apoios concedidos à Madeira pela União Europeia (UE), que “ao contrário do Estado português, continua a ser solidária com as suas regiões”, dando como exemplos o helicóptero ou o ferry.

De referir, de resto, que este trata-se de um investimento total de 800 mil euros, cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e que vai contemplar todos os operacionais das corporações de bombeiros da Região Autónoma da Madeira, executando os dos Bombeiros Sapadores do Funchal, que decidiram candidatar projecto isolado ao POSEUR.

Na cerimónia de hoje foram entregues, simbolicamente, equipamentos a cinco bombeiros.