Madeira

Trabalhadores em ‘outsourcing’ ganham menos do que quadros da ANA

None

Após mais uma iniciativa de contacto com os trabalhadores, no âmbito da campanha ‘Valorizar os Trabalhadores, Mais Força ao PCP’, desta vez no Aeroporto da Madeira, Ricardo Lume denunciou os baixos salários auferidos pelos trabalhadores contratados em regime de ‘outsourcing’.

Fruto da privatização das infra-estruturas aeroportuárias na Região Autónoma, as funções que inicialmente eram desempenhadas por trabalhadores do próprio aeroporto, em áreas sensíveis como a segurança, limpeza, bombeiros e handling, foram entregues a empresas de prestação de serviços que, segundo os comunistas, têm uma remuneração inferior aos trabalhadores que fazem parte dos quadros da ANA.

Para Ricardo Lume, “esta é uma realidade que põe em causa o princípio constitucional do trabalho igual salário igual”, à qual é necessário colocar termo.

“Um dos casos mais gritantes é efectivamente o que se passa em relação aos bombeiros do aeroporto”, exemplifica. “Existem bombeiros afectos à ANA e bombeiros afectos a uma empresa de prestação de serviços, ambos têm de ter a mesma formação os mesmos horários e a mesma disponibilidade, mas os bombeiros afectos à empresa de prestação de serviço têm um salário muito mais baixo do que os bombeiros afectos à ANA”.

Assim, o Grupo parlamentar do PCP anunciou que vai requerer uma Audição Parlamentar, para saber qual a intervenção do governo regional sobre esta matéria, bem como ouvir as associações representativas dos trabalhadores, e as entidades patronais envolvidas.