Madeira

Tempo quente leva termómetros aos 28ºC

Hoje estão previstos períodos de céu muito nublado

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera mantém como anunciado o aviso amarelo para o tempo quente na costa Norte, Sul e na Ilha do Porto Santo até às 21 horas de hoje. O aviso amarelo é o terceiro mais grave, depois do vermelho e laranja. A par da persistência de valores elevados da temperatura máxima, que hoje em Câmara de Lobos vai chegar aos 28ºC, no arquipélago estão previstos períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de Nordeste, soprando forte (até 40 km/h) nas terras altas até final da manhã. Para a zona do Funchal estão igualmente previstos períodos de céu muito nublado e vento fraco (inferior a 15 km/h).

O Caniçal vai ter máxima de 24ºC, Ponta do Pargo, Porto Moniz e Santana 25ºC; Ponta do Sol, Santa Cruz, Machico, São Vicente e Porto Santo 26ºC. O Funchal está entre os 26ºC de máxima e 21ºC de mínima.

A ilha da Madeira está com risco muito elevado, 8, de exposição à radiação ultravioleta, a do Porto santo com risco elevado, nível 7 numa escala de 1 a 11.

Quanto ao estado do mar, convida a banhos. No Norte as ondas são de Nordeste com 1,5 a 2 metros, mas a Sul serão de um metro, com a temperatura a manter-se nos 23/24ºC.

Apesar do aviso em relação ao tempo quente, o risco de incêndio é em geral moderado e elevado em Machico e Porto Santo e ainda em algumas zonas do Funchal, Santa Cruz e Santana.