Madeira

‘Somos Todos Monte’ critica “limpeza urbana ineficiente”

None Ver Galeria

Depois de no fim do passado mês de Maio, a Lista Independente Somos Todos Monte ter alertado na comunicação social para “o estado lastimável” em que se encontrava o Caminho do Lombo e de esse alerta ter resultado numa limpeza a esse mesmo caminho, o que se constata passados estes poucos meses, é que “os moradores voltam novamente a sofrer as consequências de uma limpeza urbana ineficiente”.

A Lista Independente Somos Todos Monte disse ainda que outros caminhos, como o Caminho do Monte estão também com “imagens de verdadeiro desmazelo” e relembrou que este é usado diariamente por centenas de turistas nas suas viagens em carros de cesto e, assim sendo, “esta é claramente uma imagem negativa que passamos do destino Madeira e em especial da freguesia do Monte”.

No seu entender, estas situações são também efeitos do fim do uso de alguns pesticidas químicos que por recomendação cientifica deixaram, e bem, de ser usados para protecção da saúde pública.

“Esse novo contexto do não uso de pesticidas químicos exigia uma alternativa e organização dos órgãos políticos para fazer face à nova realidade, mas até este momento esses responsáveis políticos parecem não ter encontrado uma solução eficaz e sustentável”, referiu.

É neste sentido que a Lista Independente Somos Todos Monte propõe o uso de pesticidas naturais, como a água salgada, para o controlo das espécies infestantes nos arruamentos e suas bermas.

“Do nosso ponto de vista, o uso de pesticidas naturais permite salvaguardar o meio ambiente e a saúde da população e ao mesmo tempo atingir um mínimo de eficiência e durabilidade nas limpezas urbanas na cidade”, concluiu.