Semana começa com chuva e trovoada na Madeira

Aguaceiros poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha

26 Fev 2018 / 08:34 H.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a Madeira, esta segunda-feira, são esperados aguaceiros, mais frequentes até ao meio da manhã e que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira.

Possibilidade de ocorrência de períodos de chuva no final do dia.

Condições favoráveis à ocorrência de trovoada até ao início da manhã.

O vento será moderado a forte (30 a 40 km/h) do quadrante oeste, rodando para sul no final do dia, e tornando-se forte (40 a 50 km/h), por vezes com rajadas até 85 km/h, nas zonas montanhosas.

Paralelamente, verificar-se-á uma pequena descida da temperatura mínima, que rondará os 14ºC.

O estado do tempo tenderá a agravar-se a partir de amanhã, com o vento a atingir rajadas de 90 km/h (120 km/h nas zonas montanhosas)

Relativamente ao estado do mar, são esperadas, na costa Norte, ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, diminuindo para 2,5 a 3,5 metros. Na costa Sul, esta serão de sudoeste com 3 a 3,5 metros.

O estado do mar também deverá agravar-se amanhã, com as ondas a atingir 5 a 5,5 metros, na costa Sul.

Recorde-se que a Madeira mantem-se sobre aviso amarelo devido à agitação marítima, pelo que a Capitania do Funchal recomenda que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo.