Madeira

Sara Madruga da Costa atenta aos constrangimentos financeiros da UMa

None

Sara Madruga da Costa, deputada à Assembleia da República, esteve hoje reunida com o reitor e vice-reitor da Universidade da Madeira, com o intuito de aferir a realidade desse estabelecimento de ensino.

A deputada, através de comunicado, refere que, entre outros assuntos, foram abordados os constrangimentos resultantes da redução da dotação do último Orçamento de Estado.

“Esta diminuição do financiamento por parte do governo da república, causa dificuldades acrescidas à UMA e não tem em conta as especificidades de uma universidade numa região insular e ultraperiférica”, afirmou Sara Madruga da Costa.

Sara Madruga da Costa diz defender que “o financiamento de uma Universidade como a da Madeira, numa região insular e ultraperiférica deve ter em conta as especificidades que condicionam a sua actuação, designadamente um menor número de alunos, a dificuldade de fixação de professores e os custos de insularidade acrescidos na oferta formativa”.

A deputada assume que esta problemática, ou seja, a necessidade de um reforço do modelo de financiamento, tem feito parte do seu caderno de reivindicações ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.