Madeira

Saiba o que consta da agenda desta terça-feira

None

Nova Junta de Freguesia do Imaculado

Esta terça-feira, pelas 11 horas, há a inauguração da nova Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, na Estrada dos Marmeleiros n.16 (em frente à Quinta do Poço da Câmara). O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, estará presente na ocasião.

Entrega de Certificados PRODERAM

Sessão de entrega de certificados aos formandos dos cursos em ‘Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos’, financiados pelo PRODERAM 2020, que terá lugar, às 16h30, na Casa do Povo de Santa Cruz.

Esta sessão contará com a presença do secretário regional da Agricultura e Pescas e do presidente da direcção da ACIF-CCIM.

Conferência proferida por D. Nuno Brás

A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Família, organiza, pelas 10 horas, uma conferência, proferida pelo bispo do Funchal D. Nuno Brás, intitulada ‘O papel da família na construção de uma sociedade em constante mudança’.

Apresentação do ‘Trans Madeira’

A Câmara Municipal da Calheta informa que terá lugar esta terça-feira, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do concelho, a conferência de imprensa para apresentação pública da II edição do evento ‘Trans Madeira’.

O ‘Trans Madeira’ é um dos eventos do ano no âmbito do panorama internacional do BTT e terá lugar entre os dias 04 a 8 de junho. A sua imagem de marca carateriza-se por atravessar a ilha em bicicleta, contando com mais de 200 quilómetros de extensão e mais de 25 etapas especiais. Para além da vertente competitiva, tem ainda como objectivo dar a conhecer a Madeira enquanto destino de excelência para a prática de Enduro.

A organização está a cargo do Clube Caniço Riders, e conta com o apoio e parceria da Autarquia Calhetense.

‘Juntos pela Europa’ na Diocese do Funchal

Para assinalar o Dia da Europa, a plataforma de movimentos ‘Juntos pela Europa’ na Diocese do Funchal promove, pelas 19h30, uma conferência, na Igreja do Colégio.

O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, será orador e abordará ‘O desafio de ser cristão na Europa de hoje’.

Bióloga Ana Pêgo dá palestra no Caniço

Esta terça-feira, pelas 17 horas, a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço irá receber a bióloga marinha Ana Pêgo, que fará uma palestra aos alunos sobre o projecto ‘Plasticus maritumus’.

O evento resulta de um convite do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira, e será financiada no âmbito do Projecto Estratégico UID/MAR/04292/2019.

Há vários anos que Ana Pêgo percorre as praias de Cascais em busca de plástico que converte em arte para sensibilizar as pessoas para a conservação do oceano. Para dar conhecer as suas descobertas e simultaneamente alertar para o problema do lixo marinho, sobretudo plásticos, criou o projecto Plasticus maritimus, uma página de facebook que recentemente deu origem a um livro com o mesmo nome.

O MARE-Madeira, em colaboração com o Observatório Oceânico da Madeira, apoia escolas da região que desenvolvem projectos sobre o oceano, nomeadamente através da realização de palestras e actividades práticas dinamizadas por investigadores.

Na mesma linha a EB2,3 do Caniço tem vindo a desenvolver projectos educativos ligados ao mar de reconhecido valor, tendo sido mesmo a primeira escola da região a hastear a Bandeira Escola Azul, distinção atribuída no âmbito da ‘Literacia do Oceano pela Ministra do Mar’.

‘Mais Madeira na Europa’

Esta terça-feira, terá lugar, pelas 10h30, nas instalações da GESBA, na Ponta do Sol, uma conferência de imprensa subordinada à temática da agricultura, concretamente focada na produção de banana, no âmbito do projecto ‘Mais Madeira na Europa’. Conferência que estará a cargo da candidata social-democrata Cláudia Monteiro de Aguiar.

Neste dia dedicado ao concelho da Ponta do Sol, a candidata privilegiará os contactos com a população, acompanhada pelos militantes do partido, estando ainda previstas visitas a explorações agrícolas, empresas e instituições locais.

Alberto Oculista comemora 35 anos

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, vai estar presente esta terça-feira, pelas 19h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias, numa cerimónia alusiva ao 35.º aniversário do grupo empresarial Alberto Oculista.

Acção de campanha da CDU

A candidatura da CDU ao Parlamento Europeu realiza esta terça-feira, pelas 15h30, no centro da Vila de São Vicente, uma iniciativa de campanha, de contacto directo com as populações de São Vicente.

Visita ao projecto social ‘Quero Asas’

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, visita esta terça-feira, pelas 12 horas, a empresa ‘Quero Asas’.

O projecto social ‘Quero Asas’ é um Fórum Socio-ocupacional de reabilitação/reinserção social, aberto desde dezembro de 2018, com o apoio do Governo Regional, através de um ‘Programa de Estímulo de Empreendedorismo de Desempregados’, do Instituto de Emprego da Madeira. Tem como objectivo ajudar pessoas portadoras de doenças mentais e todos aqueles que precisam de apoio psicológico.