Madeira

Saiba na agenda desta quinta-feira de que forma o Dia dos Direitos do Consumidor será assinalado

Foto DR
Foto DR

CMF associa-se ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

A Câmara Municipal do Funchal associa-se, esta quinta-feira, dia 15 de Março, ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A autarquia vai promover, para o efeito, as iniciativas de sensibilização desenvolvidas pela Direcção-Geral do Consumidor (DGC) junto dos munícipes consumidores, com a divulgação de suportes físicos e digitais, nomeadamente do filme comemorativo, através dos seus canais oficiais.

Debate sobre ‘Viver em Condomínio: Um exercício de Cidadania’

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, estará, pelas 14h30, numa sessão-debate no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor sobre o tema: ’Viver em Condomínio: Um exercício de Cidadania’, no Auditório da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas. Depois, às 17h30, estará na tomada de Posse dos Órgãos Sociais da recém-criada Casa do Povo de São Gonçalo. A direcção desta Casa do Povo, que inicia agora funções, tem por objectivo promover iniciativas de cooperação solidária, incentivando a participação da população local, nas áreas da cultura, do desporto e recreação, assim como a solidariedade social, nomeadamente, no apoio à infância e à juventude, à família e pessoas idosas, às pessoas com deficiência e incapacidade, e à integração social e comunitária. É igualmente objectivo, desta instituição, a promoção da protecção social a cidadãos em situação de carência socioeconómica, o apoio à educação e formação profissional.

Tertúlia ‘Percursos com Equidade num Universo de Limites’

A Secretaria Regional de Educação, através do Serviço Técnico de Educação Especial da Direcção Regional de Educação, organiza a tertúlia ‘Percursos com Equidade num Universo de Limites’, às 18 horas, no Design Centre Nini Andrade Silva. Este evento pretende promover um espaço de debate e reflexão no âmbito da acção das políticas educativas da Região Autónoma da Madeira (RAM), desenvolvidas ao longo das últimas cinco décadas, no que concerne ao atendimento das crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE) e, mais especificamente, em relação à população com deficiência intelectual, motora e multideficiência, com vista a sensibilizar a comunidade educativa, as famílias e a sociedade em geral. Tem ainda por objectivo reflectir sobre a qualidade de vida e a igualdade de oportunidades destes jovens. Estes momentos de diálogo ambicionam desvelar a percepção dos pais, dos especialistas, dos responsáveis da educação e da(s) escola(s), dos elementos da sociedade civil, política e empresarial em torno de inúmeras questões de natureza diversa que nos assolam todos os dias, a título de exemplo:

- Serão as crianças e jovens com NEE realmente felizes? Que testemunhos atestam a nossa convicção?

- Que lugar ocupam na sociedade?

- Sendo a escola o meio de socialização e educação por excelência de todas as crianças, o que está a ser feito para que as crianças com NEE tenham igualdade de oportunidades efectivas?

Estas são apenas algumas das questões base que serão abordadas na tertúlia, que é de entrada livre a todos os interessados.

Apresentação do projecto ‘Arquipélago de leitura’

A Escola Gonçalves Zarco apresenta o projecto ‘Arquipélago de leitura’ pelas 15 horas, na biblioteca. Durante o evento, serão entregues os prémios dos concursos organizados pela biblioteca da Escola, com o apoio da CMF. Está confirmada a presença da vereadora com o pelouro da educação, Madalena Nunes.

Subscrição de Protocolo de Colaboração entre a Madeira e a Embaixada de Cabo Verde

Realiza-se, pelas 11 horas, no Salão Nobre do Governo Regional, o acto de subscrição de um Protocolo de Colaboração entre a Região Autónoma da Madeira (RAM) e a Embaixada da República de Cabo Verde em Portugal. Este Protocolo de Colaboração visa estabelecer os termos e as condições da colaboração institucional entre os outorgantes tendo em vista o apoio a ser dado, pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), do Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações, à comunidade cabo-verdiana residente na Região. Serão signatários dos documentos o secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, em representação da RAM, e o ministro Plenipotenciário da Embaixada da República de Cabo Verde em Portugal, Jorge Gonçalves, em representação do embaixador.

Inauguração da exposição ‘Quintessência II‘

A exposição ‘Quintessência II’, da artista plástica Luz Henriques estará patente a partir desta quinta-feira na sala de exposições temporárias do Museu Henrique e Francisco Franco. O trabalho é composto por 12 trabalhos em cerâmica de médio formato (10 peças 35x35 e 5 esculturas de médio formato).

Plenário na Assembleia Legislativa

Pelas 9 horas terá início uma reunião plenária na Assembleia Legislativa da Madeira, sendo que o primeiro ponto da ordem de trabalhos é a apreciação na generalidade do projecto de resolução, da autoria do PSD, intitulado ‘Recomenda ao Governo Regional o desenvolvimento de um programa de literacia e cultura marítima’.

Segundo dia do Mercados de Usados no Tecnopolo

O Mercado de Usados realiza-se no Madeira Tecnopolo, de 14 a 18 de Março, com a participação de 12 concessionários automóveis e multimarcas, mais um participante do que a edição anterior realizada em novembro de 2017. Nesta quinta-feira, o certame abre as portas às 14 horas e termina às 22h.

Apresentação do Programa de Terapêutica Inalatória do SESARAM

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos estará presente, pelas 9h30, na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, na apresentação do Programa de Terapêutica Inalatória do SESARAM.

Albuquerque recebe chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas

O presidente do Governo Regional recebe, às 9h45, em audiência na Quinta Vigia, o chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro.

Entrega de certificados do Curso de Formação de Dirigentes Associativos Desportivos

A entrega dos Certificados do Curso de Formação de Dirigentes Associativos Desportivos decorrerá na Junta de Freguesia de São Martinho, às 18h30.

Reunião da Comissão Permanente de Saúde e Assuntos Sociais

Os deputados da 5.ª Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais terão uma reunião pelas 14h30, sendo que o primeiro ponto da ordem de trabalhos é a redacção final da Resolução, intitulada ‘Desigualdade dos valores das pensões entre géneros’.

Apresentação do Campeonato Nacional de Aquatlo Jovem – Machico 2018

A apresentação pública do evento desportivo Campeonato Nacional de Aquatlo Jovem – Machico 2018, irá decorrer pelas 15 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Machico.

Reunião do Conselho de Governo

Nesta quinta-feira, dia 15 de Março, terá lugar a reunião de Conselho de Governo, sendo que as conclusões serão apresentadas pelas 17 horas, na sala de imprensa da Quinta Vigia.

Encerramento do ‘Madeira Startup Retreat’

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, preside à sessão de encerramento do ‘Madeira Startup Retreat’, que terá lugar pelas 11h30, no auditório do Museu da Casa da Luz - Funchal. Esta iniciativa é um momento de celebração onde as startups internacionais irão partilhar as suas ideias com investidores e restantes parceiros, grupos hoteleiros, aeroporto, portos, empresas de transportes e de animação turística. A sessão de encerramento conta também com a presença de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

Reunião de câmara da autarquia do Funchal

Pelas 13 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Funchal, haverá a recolha de declarações do Executivo após a Reunião de Câmara semanal.

PCP organiza acção de contacto com trabalhadores

O PCP realizará uma acção de contacto com os trabalhadores junto ao Centro Comercial La Vie, estando as conclusões desta iniciativa previstas para 16 horas.