Regulamento para proteger ‘Lojas com História’ do Funchal foi aprovado

22 Fev 2018 / 18:24 H.

O Regulamento Municipal do Reconhecimento e Protecção das “Lojas com História” foi hoje aprovada na habitual reunião de Câmara. O Funchal fixa assim os critérios no sentido de identificar, apoiar e preservar as lojas tradicionais da Baixa da cidade.

“As lojas de rua são espaços que, pela sua longevidade e carisma, são indissociáveis da identidade do Funchal, pelo que à Câmara Municipal cabe envidar todos os esforços no sentido de valorizar este património comum”, referiu o presidente da autarquia.

Paulo Cafôfo disse ainda que “estas são lojas que têm um evidente interesse cultural e turístico, permitindo-nos cruzar duas estratégias fundamentais para este Executivo: por um lado, a Revitalização do Comércio e Serviços, com o estímulo à economia local; por outro, a Estratégia Municipal de Turismo, garantindo que quem nos visita, continua a usufruir de uma oferta genuína”.

Apesar desta aprovação, faltam ainda alguns passos para que possa se tornar uma medida definitiva. Após a aprovação pela Vereação, segue-se o parecer da Direcção Regional de Cultura (DRC), o período de Discussão Pública e, finalmente, a aprovação em Assembleia Municipal.

“As lojas distinguidas terão, por sua vez, acesso a um fundo de apoio para aplicar em pequenas reparações, e na manutenção e recuperação do património material de valor histórico, como sejam detalhes arquitetónicos, peças de mobiliário ou maquinaria e utensílios relacionados com a atividade da loja”, refere a Câmara Municipal do Funchal.

Outras Notícias