Madeira

Região exportou 16 mil litros de Vinho Madeira para a Rússia em 2017

Foto Rui Silva/ASPRESS
Foto Rui Silva/ASPRESS

Humberto Vasconcelos, secretário regional da Agricultura e Pescas, apresentou os dados relativos à exportação de Vinho Madeira para a Rússia, na sequência da apresentação do livro ‘Madeira – O Vinho dos Czares’, da autoria do jornalista José Milhazes e da sua mulher Sirri, uma cerimónia que decorreu esta tarde no Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM).

De acordo com o secretário, viajaram desde a Região para aquele país cerca de 16 mil litros de Vinho Madeira, em 2017, dados que traduzem um crescimento de 20% em litros e de 21% em valor, em relação a 2016, e que significa “uma receita de venda” na ordem dos “90 mil euros de Vinho Madeira para o mercado russo”, adiantou Humberto Vasconcelos.

“Achamos que este livro é fundamental e importante para a divulgação do Vinho Madeira na Rússia. É um vinho que tem muitos anos e não é por acaso que é conhecido naquele país como o vinho dos czares”, disse Humberto Vasconcelos, reconhecendo que esta parceria é também feita no sentido de haver “um maior consumo” na Rússia.

“Notamos que os russos gostam do Vinho Madeira e notamos que esse consumo tem crescido dentro das possibilidades, mas como é um mercado muito grande, fazemos as divulgações em nichos”, informou o secretário.