Recenseamento Agrícola exige mais 40 entrevistadores

Trabalho será realizado entre Outubro deste ano e Maio de 2020 pela Direcção Regional de Estatística, que actualiza informação sobre o sector na Madeira

21 Jan 2019 / 11:56 H.

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) encontra-se a preparar o próximo Recenseamento Agrícola (RA) 2019-2020, em articulação com o Instituto Nacional de Estatística (INE) e a Direção Regional de Agricultura (DRA).

O RA é a segunda maior operação estatística levada a cabo na Região, depois dos Censos da População e Habitação, realizando-se também de dez em dez anos, sendo que o último RA decorreu em 2009-2010.

O RA envolve a realização de entrevistas aos agricultores da Região que detêm explorações agrícolas (em 2009 abrangeu cerca de 13 600 explorações), sendo que as referidas entrevistas irão decorrer entre outubro de 2019 e maio de 2020.

O inquérito tem variadas questões, desde as relacionadas com a identificação das áreas das diversas culturas, práticas agrícolas, animais e instalações pecuárias, máquinas, agregado doméstico do produtor, mão-de-obra, sucessão da exploração, entre outras. A maioria das questões deriva de regulamento comunitário, havendo outras distintas incluídas pelo INE e também pela DREM, estando neste momento a decorrer a adaptação regional do questionário.

A partir de outubro próximo mais de 40 entrevistadores espalhados pela Região irão contactar os produtores agrícolas para que respondam ao Recenseamento, estando também prevista em breve a contratação de 7 coordenadores, 6 a destacar para trabalho de campo e 1 em gabinete.

Os requisitos para a função de entrevistador são os seguintes: ter mais de 18 anos; possuir o 9º ano de escolaridade (mínimo); estar disponível ao fim de semana e durante a semana a tempo parcial; possuir smartphone, computador pessoal com ligação à internet e transporte próprio. São condições preferenciais ter o 12.º ano, haver realizado inquéritos anteriormente e deter conhecimentos sobre agricultura e da realidade agrícola local, sendo as necessidades de recrutamento maiores nas zonas de maiores implantação daquela atividade.

Apenas as candidaturas para entrevistador estão presentemente abertas e deverão ser submetidas através do sítio: http://recrutamento.ine.pt, pois o RA é uma operação de âmbito nacional, sendo coordenada pelo INE. As candidaturas poderão ser submetidas até 30 de abril.

Posteriormente a esta data iniciar-se-á a fase de pré-seleção das candidaturas, e os candidatos escolhidos serão chamados para uma avaliação com um técnico do Departamento de Recursos Humanos do INE, que se deslocará à Região para o efeito.

Outras Notícias