Madeira

Quatro distritos do continente e a Madeira sob ‘aviso amarelo’ devido ao calor

None

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob ‘aviso amarelo’ quatro distritos de Portugal continental e a Madeira devido às temperaturas elevadas.

Segundo o IPMA, o aviso para os distritos do Porto, Leira, Aveiro e Coimbra vigora até às 21:00 devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.

A Madeira está sob ‘aviso amarelo’ até às 18:00 também devido às temperaturas elevadas, adianta o IPMA em comunicado.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade por nuvens médias e altas.

O vento soprará em geral fraco do quadrante leste, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul durante a manhã e por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 65 km/h no litoral oeste.

Nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 40 km/h) do quadrante sul, tornando-se forte (40 a 55 km/h), com rajadas até 80 km/h, durante a tarde e em especial no litoral norte e centro.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima, em especial no litoral norte e centro e pequena descida no Baixo Alentejo e Algarve.

Para a Madeira, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros a partir do meio da manhã, podendo ser acompanhados de trovoada a partir da tarde. Nos Açores, estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 31 graus centígrados em Lisboa, 35 no Porto, 31 em Bragança e em Braga, 27 em Faro, 25 em Sagres, 27 no Funchal e 25 em Ponta Delgada.