Madeira

PS questiona secretária do Turismo e Cultura sobre segurança nos museus e monumentos da Região

None

O Grupo Parlamentar do PS-M deu entrada, esta manhã, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, a um conjunto de questões dirigidas à secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, sobre os planos e medidas de segurança nos museus e monumentos sob a tutela da Região.

A deputada Sofia Canha considera que “os museus e monumentos são imóveis visitados por milhares de pessoas todos os anos e, por isso, expostos e susceptíveis ao mais diverso tipo de ameaças, incluindo vandalismo e terrorismo, se levarmos ao extremo a nossa preocupação. Certo é que a conservação e manutenção do património cultural mantido em estruturas museológicas, algumas muito antigas, requer um acompanhamento permanente e actualização de planos de segurança e de emergência regulares”.

“Todos os anos, há, no mundo, perdas irreparáveis de património cultural único por ocorrências evitáveis. Sendo que a Região dispõe de um considerável espólio museológico, o Grupo Parlamentar do PS pretende saber que diligências são feitas para o cabal cumprimento das medidas de segurança e a sua periodicidade”, frisou.

Concretamente, os socialistas questionam: quando foi feita pela Direcção de Serviços de Museus e Património Cultural da DRC a última actualização dos planos de segurança, quais são as medidas de prevenção e gestão de riscos (incêndios, intempéries, entre outros) adoptadas nos museus para salvaguarda dos seus bens e colecções; aferir que riscos estão identificados; quais são os planos que estão em vigor e o que prevêem; a data dos planos em vigor, bem como saber se foi dada formação aos funcionários e com que periodicidade.

Para além destas questões, o Grupo Parlamentar do PS pretende, também: esclarecer quais os recursos financeiros do Orçamento Regional afectos a cada museu para a implementação de medidas preventivas e para a aquisição e manutenção de equipamentos; conhecer as prioridades definidas em cada museu para a salvaguarda e preservação do acervo em caso de emergência, bem como saber se os museus dispõem de Manual de Gestão de Colecções e de conservação preventiva.